7.9.15

Vinagre de maçã nos cabelos ? Milagroso!


É um vinho ácido, geralmente extraído de frutas. Existem vários no mercado, mas o de maçã é o mais usado tanto para fins medicinais assim como na estética.

Por que é bom para os cabelos?
Por ter um pH muito baixo, em torno de 2,5 a 3,0 ele ajuda a selar as cutículas dos fios. Melhorando a porosidade, devolvendo brilho e maciez.
É antioxidante, e possui Pectina, que ajuda a recuperar cabelos secos e coloridos, doando brilho e hidratando os fios. Ajuda a remover excesso de produtos do fio e as células mortas e melhora o crescimento capilar.
Os ácidos suaves e as enzimas presentes no vinagre de maçã ajudam a eliminar bactérias causadoras da caspa e coceira.


Usando no último enxague

Misture um pouco de vinagre com água. Eu uso uma colher de sopa para cada 100 ml de água. Lavo normalmente os cabelos, uso uma máscara de hidratação ou nutrição, e depois de retirar o produto, jogo essa mistura nos fios.
Pode enxaguar ou não. Eu as vezes deixo,as vezes enxaguo. De vez em quando uso ele puro depois da lavagem.
Também gosto de misturar na hidratação. Uso uma quantidade de máscara suficiente para passar em todo cabelo, mais uma colher de sopa de azeite, e uma colher de sobremesa de vinagre. Deixo agindo 20 minutos. Alguns chamam essa mistura de Selagem Ácida.

Pode deixar a mistura de vinagre com água num borrifador, isso facilita a aplicação. Use de 15 em 15 dias.

Para simplificar funciona assim: o shampoo abre as escamas e limpa,  a máscara nutre e hidrata, e o vinagre entra para finalizar esse processo, fechando as cutículas, mantendo o cabelo limpo e a hidratação dentro do fio.


Importante: se o cabelo estiver extremamente ressecado, é bom fazer várias hidratações antes de usar o vinagre, e se foi alisado com Hidróxido também, pois o cabelo pode quebrar com o uso do vinagre (acidificação).

Nenhum comentário: